top of page

A minha opinião e desabafos sobre o feedback

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 9 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura
Olá a todos! Como vos correu esta semana carnavalesca? A minha correu bem mas passei-a em casa. Bem-vindos a mais post aqui no blog (desta vez trouxe mais um desabafo)! Hoje vou trazer para além da minha opinião em relação às críticas na internet, algumas dicas para dares o teu feedback sem magoares ninguém.

Na sociedade de hoje em dia e com todos os avanços tecnológicos é cada vez mais fácil a crítica na internet e esta muitas vezes não é feita de forma construtiva. Com a exposição a que estás sujeito(a) na mesma, fica cada vez mais difícil não receberes uma crítica por parte de alguém que não te quer acrescentar nada, que (por inveja na maioria das vezes) quer fazer com que te sintas mal, quer importância. E tu não a deves dar.


Queres aprender a dar o teu feedback de forma construtiva? Deves então antes de tudo fazer uma pequena avaliação:

- Aquilo que quero dizer é realmente importante e vale o tempo que vou perder a escrever este comentário? Se não, nem partas para a próxima pergunta.

- Poderá de alguma forma magoar o alvo da crítica? Se sim, tens duas opções: ou não comentas nada, ou arranjas uma maneira de construir esse comentário de outra forma, uma que não magoe ninguém (vais descobrir mais à frente como o fazer).

- Era algo que não me importava de receber? Algo que se lesses iria melhorar as minhas atitudes?

Te ia tornar uma pessoa melhor? Se não, não o publiques. Lembra-te que tudo o que publicas na internet é irreversível e que não adiantam arrependimentos pois o teu comentário fica lá para sempre.


Se de alguma forma (agora um exemplo, mas aplica-se em tudo na vida) não gostas do conteúdo que uma pessoa publica nas redes socias, em vez de perder o teu tempo com críticas que não levarão ninguém a lado nenhum, não seria melhor simplesmente deixares de seguir a pessoa? Só porque a mesma está exposta na net não significa que tenha de levar com comentários maldosos. Quando o faz por gosto, quando cria uma rede social por diversão, não são este tipo de pessoas (os haters) que ela quer que a sigam.


Se a todas as perguntas anteriores a resposta foi no sentido de dares a tua opinião e não em manteres-te calado, então deves fazer o teu comentário da seguinte forma (o chamado feedback sanduíche):


Não funciona exatamente como está nesta imagem mas foi a única que encontrei sobre o assunto.

Quando a pessoa te pede a opinião (porque senão nem precisas de dar o teu feedback), deves começar por realçar os aspetos positivos da questão, partindo para os negativos e apresentando no final soluções para os mesmos (não adianta dizeres à pessoa que está a fazer determinada coisas mal quando não lhe dizes de que forma poderia fazer para melhorar). Mas tem cuidado: dizem que aquilo que criticas na outra pessoa, é na verdade uma crítica a ti própria.


Espero que tenham gostado do post e que para a próxima penses duas vezes antes de publicares ou comentares algo nas redes sociais, bem como antes de dar a tua opinião para um amigo. Queres conversar sobre este assunto ou sugerir temas para os próximos posts? Manda-me um email para criativacompinta@gmail.com ou segue-me no instagram (@criativacompinta).


Até à próxima!

Comments


bottom of page