Desabafo: vencer o stress e a ansiedade
- Criativa com pinta
- 17 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Bem-vindos a mais um desabafo, desta vez sobre outra coisa que me afeta diariamente: o stress. E porque sei que não sou a única, vou compartilhar convosco a minha opinião e algumas dicas práticas que tenho a certeza de que te vão ajudar nos momentos mais complicados.

Nas últimas semanas (e sei que vai complicar) tem sido difícil lidar com os problemas que enfrento, pelas demais razões: eu sou uma pessoa ansiosa, constantemente preocupada com as consequências das minhas decisões. Com posts diários no blog, dois posts semanais no instagram, os estudos e a vida pessoal, quero ter tempo para tudo e que tudo saia sempre perfeito. No entanto, e apesar da frase não ser minha e sim de Robert Frost, se há uma coisa que aprendemos na vida, é que ela continua. Então mesmo que as coisas hoje pareçam muito difíceis, amanhã poderão melhorar e, sendo perita nisto, muitas vezes fazemos um pé de vento e afinal não era nada assim tão grave como nós pensávamos e sim, com uma solução mesmo à vista.
E falando da ansiedade, que ao contrário do que muitos pensam, é um sentimento normal, primitivo, um instinto dos Homens que os permite trabalhar no presente, já preocupados com o futuro, gostaria de dizer que é algo que apesar de frequente, passageiro. É bom sentirmo-nos ansiosos, às vezes, quer dizer que ainda nos preocupamos. No entanto, se este não for um sentimento do momento, se se prolongar, fica cada vez mais difícil lidarmos com ela pois apesar de não estarmos constantemente ansiosos, estamos constantemente preocupados com o que nos rodeia.
Deixa de pensar no futuro, e vive o presente. Eu sei que desde já te preocupas com coisas que só te vão acontecer daqui a meses. Mas, em vez disso era bom se pudesses desfrutar agora, porque se não desfrutares do presente, nunca viverás a vida, porque estarás sempre agarrada(o) ao que vai acontecer no futuro. Mais para a frente, vou trazer aqui para o blog um post sobre o viver o presente e como a sociedade de hoje em dia vive em função do futuro.
Vamos a algumas dicas práticas:
- Quando te sentires mais ansiosa(o) podes ser tomar um banho de emersão relaxante (mas espero que não muitas vezes), ouvir uma música de que gostas, praticar desporto ou desabafar com os teus amigos e familiares. Às vezes, até uma simples conversa basta.
- Uma coisa que relaxa bastante é a meditação. Não tem de ser nada formal, no app Tide, que uso para controlar o meu tempo de estudo, tem uma opção de meditação que emite sons relaxantes enquanto fechas os olhos e esqueces aquilo que te preocupa. Existem ainda imensos canais no youtube que com certeza te irão ajudar a esse nível.
- Parece cliché, mas em vez de pensares nos teus problemas deves pensar em soluções para os mesmos, por exemplo: se não conseguiste acabar um trabalho de geografia, não penses nas consequências do teu ao e no que pode acontecer, pensa na melhor maneira de dares a volta e arranjares um tempo antes da aula para o fazeres.
- Faz uma triagem: percebe o que é bom e saudável estares preocupada e o que é mau e pode estar relacionado com um vício ou uma atividade tóxica, que só te traz malefícios. Se a tua preocupação é em relação a um teste, que poderá definir a tua nota, é algo que moderado poderá ser saudável, no entanto, se estás preocupada(o) com o teu bem-estar pois tens, por exemplo, uma amizade tóxica, a resolução para o teu problema é literalmente, mandá-lo embora e não deixares que isso te afete pois já tens problemas diários mais sérios.
- Nada do que eu disse, das dicas que dei, daquilo que vês na internet, poderá substituir a ajuda de um profissional. Se achas que não estás bem e não tens o à vontade necessário para falares com os teus pais, fala com um profissinal que de certeza te irá ajudar (e, provavelmente, melhor do que eu).
Pista de hoje: e (se não sabes do que se tratam estas pistas consulta o 1º post de janeiro, "Ano Novo, vida nova!")
Espero que reflitam nas minhas palavras e que vos tenha ajudado a acalmar, agora que inicia mais uma época de testes e depois de exames. Deixem sugestões nos comentários de melhorias para eu fazer aqui no blog, ou de ideias de conteúdos que gostariam de ver aqui.

Até à próxima!
Comments