Dicas de estudo que nunca funcionaram comigo
- Criativa com pinta
- 2 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Olá a todos! Bem-vindos a mais um post (já sabem que temos post novo todas as sextas, vou continuar a lutar com a minha desmotivação para escrever). Hoje venho falar-vos de algumas dicas de estudo, supostamente “as mais eficientes” mas que na verdade nunca resultaram comigo.

Antes de começar o post, gostaria de referir que lá por estas dicas de estudo super famosas não funcionarem para mim, não quer dizer que não funcionem para ti. O meu objetivo com este post é mostrar-te que cada um de nós tem diferentes formas de aprender. Por isso mesmo, nem todas a sua dicas vão funcionar contigo.
1. Estudar com música aumenta a tua concentração
Nunca funcionou para mim e ponto final! Há pessoas que conseguem estudar a ouvir as suas músicas favoritas e até dizem que isso aumenta a sua concentração. Não sei como conseguem. Eu iria começar a cantar e ia logo distrair-me.
2. O método Pomodoro é o melhor!
Dizem que estabelecer tempo para cada tarefa acaba por ser uma ótima forma de gerir-mos o nosso tempo é conseguirmos fazer tudo o que precisamos de fazer num dia. Acredito que para algumas pessoas funcione...mas para mim não. Odeio sentir a pressão de ter tempo para fazer as coisas. Só faz com que faça tudo errado e à pressa e raramente cumpro a tarefa no tempo estipulado (para quem não sabe o pomodoro é baseado num ciclo em que temos 25 mins de total produtividade e 5 de descanso, já fiz um post sobre este método).
3. Enquanto estudas, come alguma coisa para não teres de te levantar com fome
Pois...para mim não dá. Prefiro fazer uma pausa entre as tarefas para comer do que comer ao mesmo tempo. Isso vai distrair-me completamente e quando acabar de comer vou buscar mais. O efeito de que supostamente isso faz com que não te distraias durante os estudos, não funciona comigo! Aquilo que não prescindo é de uma garrafões de água, ótima para a saúde e que me mantém super concentrada!
4. O teu local de estudos não deve ser o teu quarto
Pelo menos para mim isto é uma grande mentira. É verdade que estudo muito melhor se for alternando o local de estudos, mas aquilo que muitas pessoas dizem de que “o quarto dá-nos um sentimento de confortabilidade que não nos permite estudar” para mim não faz sentido. Sozinha, no meu quarto, o único sítio da casa que é verdadeiramente meu, este é o spot ideal para estudar. Só sinto que o excesso de confortabilidade me atrapalha nos estudos quando estudo em cima da cama.
E tu? Que dicas de estudo nunca funcionaram para ti? sublinhar o manual? Fazer resumos? Gravar a matéria? Conta-me tudo nos comentários!

Até à próxima!
Aaaaa conseguiii comentar finalmente 😂😂 o erro era meu como sempre, mas pronto queria dizer que estou surpreendida por ter concordado com tudo: 1. De vez em quando oiço música enquanto estudo mas quando não o faço sou muito mais produtiva 2. Não gosto do facto de o período de concentração ser tão curto, prefiro treinar o meu cérebro para estar concentrado por mais tempo e depois fazer pausas maiores (até porque é mais parecido com a situação de teste ou exame) 3. Também raramente como enquanto estudo 4. Eu estudo na minha “varanda” que está fechada mas faz parte do meu quarto e como o meu quarto é super pequeno as portas da varanda tão sempre abertas então é…