top of page

Dicas para conseguires cumprir as tuas metas

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 4 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura
Olá leitores e bem-vindos a mais um post aqui no blog! Hoje vou dar-vos dicas para escreveres as tuas metas e para as cumprires ao longo do ano.

No entanto, antes de começar a dar as dicas, gostaria de esclarecer uma coisa: tens de entender, antes de fazeres a tua lista de resoluções, o que é uma meta. Uma meta deve ser algo realista e que dependa de ti. Não deverás colocar coisas como "ganhar o euromilhões" pois mesmo que se realize (o que já não é pouco provável) não é uma coisa para a qual tens de trabalhar para a atingires. O mais fácil é colocares metas desafiadoras (que tenhas de te esforçar todos os dias para as cumprires no fim do ano) mas realistas (se colocares uma lista imensa poderás ainda ficar muito desmotivado).


1. Num caderno em branco ou numa folha, despeja todas as tuas ideias de metas, tudo o que tu gostarias de alcançar no próximo ano.

Escreve TUDO na folha, de maneira desorganizada, porque depois irás passar para uma folha melhor. Queria só dizer que à frente de cada meta deves colocar o porquê de quereres alcançar esse objetivo porque assim terás uma razão para a queres cumprir. Vou dar um exemplo:

"Quero fazer exercício 3x por semana", porque quero ser mais saudável! Esta será a tua motivação para a fazeres um pouco todos os dias.


2. Para cada meta, deves responder às seguintes perguntas para traçares um plano para as conseguires cumprir.


O quê? - especifica ao máximo possível a tua meta visto que será muito mais fácil cumprires que queres estudar piano 2x por semana do que simplesmente teres a tua meta como "quero estudar mais piano".

Porquê? - como referi anteriormente, tem de haver uma razão para fazeres aquilo que fazes, terás motivação para alcançar tudo aquilo que queres)

Como? - vais montar um plano de como o irás alcançar, exemplo: se queres juntar dinheiro para no final do ano fazeres a tua viagem de sonho, podes calcular que tens de deixar de parte em cada mês, por exemplo, 100€. Pode ainda ser mais precisa(o) e fazer uma tabela com aquilo que ganhas em cada mês e no que achas que podes cortar para poderes disponibilizar esse valor. Para mim ajuda (como quero fazer mais exercício) colocar na minha agenda em determinados dias (planeei até abril) "10 minutos de prancha" ou "15 flexões" porque quando chegar ao dia e tu olhares para a agenda e vires aquilo escrito, vais querer riscar aquilo, ou seja, vais fazê-lo, até porque não te ocupa muito tempo e quanto mais frequente for, mais saudável será.

Quanto? terás de gastar - dinheiro, tempo... (assim será mais fácil de perceber se é uma meta anual ou se a consegues cumprir em 3 meses, ou, em termos de dinheiro, como referi anteriormente, quanto vais ter de poupar em cada mês).


3. Deixa as tuas metas e objetivos num lugar visível visto que só vais ter vontade de cumprir o teu plano se olhares as tuas metas todos os dias!



Pista de hoje: s (se não sabes do que se tratam estas pistas conculta o 1º post de janeiro, "Ano Novo, vida nova!")


Espero que estas dicas te tenham sido úteis e que as apliques este ano! Segue-me em @criativacompinta e fica a par dos meus projetos (postei inclusive à pouco tempo um post com ideias de metas para 2019).



Até à próxima!

Comments


bottom of page