top of page

Existem passos a cumprir para se ser feliz?

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 24 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura
Alguma vez te deparas-te com esta pergunta e quises-te saber o que podes fazer para ser feliz? Acompanha-me, pois neste post eu irei esclarecer-te.


«Não existe nada a fazer ou a conquistar para se ser feliz ou satisfeito. É uma questão de ser e não de fazer.», disse Sharon Wegscheider-Cruse. E é esta a resposta. Não existem coisas que tu podes fazer para garantir a tua felicidade pois a felicidade é um estado de espírito que tu vais adquirindo. Ela entra e sai da tua vida tão rápido que nem te dá oportunidade de te aperceberes disso.


Cientistas realizaram um estudo em que era colocada às pessoas a questão sobre o que as poderia fazer feliz. As três respostas mais frequentes foram o dinheiro, a beleza e a popularidade/nível de hierarquia. Ou seja, para a maioria da população em estudo, a felicidade está associada ao dinheiro, à aparência e ao impacto que tens na sociedade. Estas pessoas estão obviamente erradas. A felicidade é algo que mora dentro de nós, algo que não podemos atingir com coisas materiais mas sim aceitando que não interessam o dinheiro, o aspeto físico ou a maneira de como as pessoas olham para ti, mas a maneira de como tu olhas para ti e de como encaras a vida.


As pessoas que se sentem felizes são principalmente aquelas que aproveitam o presente, pensando em que consequências isso poderá ter no futuro. Não aqueles que apenas desfrutam do presente, não aqueles que vivem obcecados com as consequências que os seus atos poderão trazer para o futuro nem aqueles que nunca fazem nada mas aqueles que sabem equilibrar ambos. Mas todos nós somos estes quatro tipos de pessoas ao mesmo tempo, pois às vezes precisamos de sacrificar algo do nosso presente para garantir algo importante no nosso futuro ou temos dias em que não nos apetece fazer nada. Somos apenas seres humanos.


Desafia-te! Faz uma lista daquelas coisas que sabes que tanto te poderão ajudar no presente como trazer algo de benéfico para o futuro. Aguns exemplos são passar tempo de qualidade com os teus amigos e familiares, ler mais, comer algo em específico... Tu és a pessoa que te melhor conhece.


Apesar de não existir uma teoria comprovada sobre a felicidade, sabemos que as pessoas que conseguem passar mais tempo "felizes" têm certos hábitos que as ajudam neste aspeto. E se te faz "feliz", estes são os passos que procuras quando dás por ti mais em baixo.


1. Ser mais positivo.

Quando se é uma pessoa negativa, automaticamente se tem pensamentos tristes e que te proporcionam escolhas que te destroem como pessoa. Leva a vida (que é curta) como uma oportunidade única e não a desperdices estando presa aquilo que poderá surgir no futuro. Vive o presente.

2. Depositar fé nos outros e fazer algo pelas pessoas que mais gostas.

A gratidão é um sentimento que proporciona sensações incríveis e quando estiveres diposto a ajudares os outros, verás que o universo te retribuirá essas boas ações. Nunca te esqueças que és apenas um nas milhares de milhões pessoas que existem à face da terra. No entanto, podes mudar a maneira de como tu e as outras pessoas vivem contribuindo para um mundo melhor.

3. Ser uma pessoa grata.

Tal como referi anteriormente, a gratidão é um sentimento que proporciona incríveis descobertas sobre ti mesmo pois tu tens a liberdade de escolher como deves reagir em certas circunstâncias. Eu tenho um post aqui no blog onde falo sobre a importância da gratidão e acho que seria ótimo lê-lo pois este é um importante passo para atingires a felicidade que tanto queres alcançar.

4. Passar tempo com outros seres humanos, principalmente com as pessoas de quem mais gostamos.

Antenção! Passar tempo de qualidade com amigos que sabemos que irão sempre querer o melhor para nós e não com aqueles que apenas se aproveitam da nossa boa vontade, as chamadas amizades tóxicas. Ter consciência disso é um dos segredos para descobrir a felicidade interior.

5. Recompensar-mo-nos por cada tarefa realizada com sucesso.

Isto fará com que te sintas bem contigo próprio pelo aquilo que fizeste e levar-te-á a sentires-te feliz e orgulhoso.

6. Sentir-mo-nos seguros de nós mesmos.

Se aceitarmos os nossos maiores defeitos (que infelizmente não podemos mudar) e melhorar-mos o nosso pensamento e a nossa pessoa, pudemos alcançar mais facilmente o bem-estar, deixando de estar preocupados com o que os outros pensam e passando o tempo a preocupar-mo-nos em viver o presente e realizar, ao mesmo tempo, coisas que nos poderão trazer algo benéfico para o futuro.


Acho que esta é uma imagem que resume bem este último ponto. É, neste momento, o meu background.



Gostarias de dar a tua opinião sobre o assunto? Envia-me um e-mail (criativacompinta@gmail.com) ou contacta-me via direct (@criativacompinta). Espero que leves para a vida esta lição.


Até à próxima!

Comments


bottom of page