Os 5 melhores métodos de estudo
- Criativa com pinta
- 28 de jan. de 2019
- 4 min de leitura
Olá leitores! É post com dicas de estudo que querem? Hoje venho apresentar-vos 5 métodos de estudos que realmente funcionam! Vem comigo!

1. Sala de aula invertida
A ideia deste método de estudos é que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar à sala de aula, já está ciente do assunto a ser desenvolvido e tem noção dos assuntos a que deve dar mais importância, podendo ainda colocar as dúvidas que tem.
Este contacto com a matéria pode ser através de videaulas (clica aqui para acederes ao post que fiz no instagram com os melhores canais de videoaulas) mas pode ser, apenas, uma leitura prévia do manual.

2. Ciclo EARA
O ciclo EARA, desenvolvido pelo professor, influencer e autor Fernando Mesquita (de que vos falei ontem, clica aqui para acederes ao post e saberes mais sobre ele), baseia-se, como muitos outros métodos, em algumas etapas que bem feitas levam ao sucesso nos estudos.
Essas etapas são:
Estudo
Esta é a etapa em que entras incialmente em cantacto com a matéria. Para estudares, podes utilizar inúmeras técnicas:
- Resumos
- Flashcards
- Mapas Mentais
- Fichas-resumo
(clica aqui para acederes ao post onde falo sobre cada um deles)
Aplicação
Esta é a altura em que deves resolver questões para praticar o conteúdo. Caso não saibas, fiz um post no meu instagram com vários sites onde costumo ir buscar fichas de trabalho. Clica aqui para acederes a esse post (não precisas de ter conta para visualisares).
Revisão
Nesta etapa vais relembrar tudo o que foi estudado (a revisão deve ser efetuada algum tempo depois de teres estudado o conteúdo, Fernando recomenda que estudes os resumos que fizeste uma vez por semana).
Adaptação
Deves analisar o processo de estudos, os teus resultados e tempo de estudo (que devem ser anotados) e perceber que melhorias deves fazer ao teu método (tens de fazer as adaptações necessárias para que se torne uma coisa pessoal).
Mas, atenção, e cito as palavras do autor: «Um ciclo não tem fim. Ele continua indefinidamente, até que algum evento crie uma quebra na estrutura dele. No nosso caso, essa quebra é a aprovação no concurso desejado, que virá mais rápido do que você espera.»

Para saberes mais sobre este método de estudos, clica aqui.

3. Teoria do Prego
Esta teoria baseia-se na repetição como forma de memorização.
Basicamente, numa primeira leitura da matéria, deves fazer um resumo em tópicos (mais fácil de perceber mais tarde) e com muitas cores (é mais fácil para o nosso cérebro decorar as coisas coloridas). Num segundo momento e antes de iniciares uma matéria nova dessa mesma disciplina, deves voltar a pegar nesse conteúdo (o que vai fazer, basicamente, com que revises todos os dias e com que o conteúdo esteja sempre fresco na tua cabeça).
Como esta técnica pode ser um pouco difícil de explicar, deixo aqui um vídeo que com certeza de exclarecerá:
4. Método Robinson
O método Robinson, desenvolvido pelo psicólogo americano Francis Pleasant Robinson, em 1946, tem cinco passos fundamentais: explorar, perguntar, ler, relembrar e repassar (desculpem os erros e a qualidade da imagem abaixo mas não existem muitas imagens sobre o tema).

O primeiro momento é de exploração do material de estudo, com leitura superficial dos vários tópicos. Esse contacto com o assunto deve resultar em dúvidas sobre a matéria, pelo que os alunos devem fazer perguntas sobre temas que lhes chamaram a atenção. Com as perguntas formuladas, ocorre a primeira leitura aprofundada (é aqui que as palavras mais importantes do texto podem ser sublinhadas), com o objetivo de responder a cada questão surgida anteriormente. Depois de encontrar a resposta para as perguntas, deve ser feita uma segunda leitura, mais tradicional, como revisão.
Por fim, é a vez de repassar. Após aprender e organizar o conhecimento, a etapa final é uma espécie de aula para ti próprio (se bem que podes gravar e enviar aos teus amigos).
5. Técnica Feynmar
Desenvolvida por Richard Feynmar, um dos maiores físicos de todos os tempos, esta técnica ajuda-nos a aprender qualquer coisa em pouco tempo. Está dividida em 4 passos muito simples:
Escolha e pesquisa das melhores fontes sobre o assunto
Depois de reunires o material, deves escrever tudo pelas tuas próprias palavras e de uma forma simples e resumida.
Explicação do assunto
- Pratica em voz alta
- Imagina o cenário de uma sala de aula
- Baseia-te no que escreveste
- Sê breve
- Utiliza palavras simples (como se estivesses a explicar para uma criança)
- Dá exemplos
Identifica os pontos a ser melhorados
Foca-te nos tópicos em que tiveste mais dificuldades e volta a estudar o conteúdo!
Revisa, mais tarde, aquilo que deste
Deves pegar nas anotações previamente elaboradas e tentar explicar de novo a matéria, por exemplo, uma semana de depois de teres estudado esse conteúdo.
Um vídeo que te fará entender melhor esta técnica:
Pista de hoje: é (se não sabes do que se tratam estas pistas consulta o 1º post de janeiro, "Ano Novo, vida nova!")
Se quiserem, eu posso ainda trazer uma segunda parte deste post, com mais dicas de técnicas de estudo!

Até à próxima!
Comments