Como criar um HÁBITO
- Criativa com pinta
- 12 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Olá! Sejam bem-vindos a mais um post aqui no blog onde hoje vos vou falar sobre como podes criar um hábito. Todas estas dicas que vos vou dar são inspiradas no livro A Força do Hábito (o qual recomendo muito).

Antes de começar a dar-vos dicas sobre como deves fazer se queres implantar hábitos na tua vida, vamos começar por definir o que é um hábito. Um hábito são todas as escolhas que fazemos deliberadamente em determinada altura mas que, e embora deixemos de pensar nelas, continuamos a fazê-las diariamente. Estes emergem porque o nosso cérebro anda sempre à procura de uma maneira de se esforçar menos. Ora, se queres criar um hábito tens de automatizar uma tarefa em concreto.

Visto que os nossos hábitos são algo muito primitivo (os chamados hábitos-mestre, como acordar todos os dias e ir à casa-de-banho), em vez de criar um hábito podemos simplesmente mudar algo que na nossa rotina não está certo e substituí-lo por um bom hábito, ("Não é possível extinguir um mau hábito, apenas mudá-lo."). Mas, afinal, como é que funcionam os hábitos? Segundo Charles Duhigg, o autor do livro A Força do Hábito, o qual explica como funciona a nossa rotina e como é que os hábitos podem ser corrigidos e tornados numa ferramenta de negócio, o hábito é um ciclo vicioso contituído por três partes essenciais: uma deixa, uma rotina e uma recompensa. Por exemplo, quando estamos concentrados e ouvimos o som de uma notificação (a deixa) estamos automatizados a abrir as mensagens (a rotina) pois temos um anseio de distração e como recompensa temos uma sensação de alívio (que insatisfeita pode até alterar o humor de muitas pessoas). No entanto, se o som das notificações for desativado podemos até conseguir trabalhar horas a fio sem que isso nos incomode. Assim, quando vemos a deixa, executamos a rotina, a fim de obter a recompensa.

Duhigg refere ainda que para essa automatização, são precisos cerca de 21 dias. Então marca já no teu calendário quando vais começar a aplicar as próximas dicas para a mudança dos teus hábitos:
1. Identificar a rotina (aquilo que queres mudar).
Para mudares o teu hábito, tens de reconhecer os seus componentes. Tens de identificar no teu ciclo aquilo que queres mudar. Por exemplo: se assim que chegas a casa, vais ver a tua série favorita e esqueces-te completamente que tens de estudar para o teste que vais ter, sei qual é o problema: ires ver a série.
Depois de saberes qual a rotina, tens de perceber quais são os outros componentes.
2. Experimentar várias recompensas que te deem tanto prazer como a tua antiga rotina te dava.
Para descobrires que apetites desencadeiam determinados hábitos é útil experimentares várias rotinas diferentes e ver qual a que te dá uma recompensa parecida àquela que te era proporcionada. Então: se queres fazer mais exercício, escolhe uma deixa, como ires até ao ginásio logo que acordes, e uma recompensa, como um goluseima após cada sessão. Para além disso, terás vontade de desencadear o hábito todos os dias pois começarás a ansear o surto de adrenalina.
3. Descobrir a deixa que desencadeia a rotina e isolá-la.
«A razão porque é tão difícil identificar as deixas que desencadeiam os nossos hábitos é haver demasida informação a bombardear-nos quando os nossos comportamentos se desenrolam.» e «Os hábitos das pessoas instalaram-se, em geral, há tanto tempo que elas já nem dão atenção às causas.» são frases citadas no livro sobre este mesmo tópico e a sua dificuldade.
Observa, quando se dá a rotina, informações sobre:
- A localização;
- O tempo;
- O estado emocional;
- Outras pessoas ao teu redor;
- A ação imediatamente anterior.
4. Estabelecer um plano.
Uma vez conhecido o ciclo do hábito, é possível começar a mudar o comportamento. No início pode não ser fácil mas com o tempo e com alguma força de vontade, verás que consegues!
Para te ajudar disponibilizo um pdf elaborado pelo Primo Rico (canal no Youtube) que me ajudou e deu motivação para automatizar o hábito que queria criar. Clica aqui para acederes.
Estas dicas foram úteis para ti? Se sim segue o meu Instagram (@criativacompinta) para poderes ter acesso a muitas mais dicas como estas, tenho a certeza que vais gostar!

Até à próxima!
Comments