top of page

Como podes conseguir facilmente cumprir todas as tuas tarefas diárias?

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 22 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Olá! Estou de volta! Desta vez com o meu primeiro post oficial do blog!




Vamos então falar na prática: como podes conseguir chegar ao final do teu dia e sentir que todas as tuas tarefas foram cumpridas? A resposta é simples: basta seguires todos os passos que irei inumerar! Acredita que tal como eu vais sentir um grande avanço na tua produtividade!

Nota: Antes de começares por seguir os seguintes passos, toma só atenção a uma coisa: realiza o máximo de tarefas que conseguires (principalmente as mais difíceis) no período em que te consideras ser mais produtiva. Brevemente irei lançar um post aqui no blog com um questionário para perceberes em que altura do dia és mais produtivo (caso ainda não te tenhas apercebido).

Para mim, por exemplo, as manhãs são sempre mais produtivas pois são o momento do dia em que tenho mais energia.


1. Fazer uma lista de tudo o que precisas de fazer.

Antes de começares a fazer as tuas atividades precisas de ter uma noção daquilo que tens para fazer, para na tua cabeça ficar registado, em média, o tempo demorará cada atividade a ser feita.

Hoje em dia esta checklist nem precisa de ser feita em papel pois a maioria dos smartphones já vem com aplicações que o permitem.


Aqui está um exemplo de uma checklist feita por mim (bastante aleatória).


2. Subdividir as tarefas para que fiquem o mais objetivas possíveis.

É difícil teres vontade de realizar tarefas gerais, pois não sabes por onde começar. Tal como no exemplo abaixo, é importante subdividires as tarefas de modo a que fiquem o mais claras possíveis. Isto melhora muito no fator procrastinação. E acredita que, no final de cada tarefa fazer "check" será uma das coisas mais prazerosas de sempre.



Este é um exemplo de uma tarefa geral que eu subdividi para saber os passos que tinha de fazer para a cumprir.

3. Define quais as tarefas mais importantes e realiza-as primeiro.

Se te focares primeiro nas tarefas que têm um prazo de entrega maior mais rapidamente cumpres tudo dentro do prazo estabelecido e não ficas com nada atrasado.


4. Estabelece o tempo que achas ser necessário para cada uma.

Se cumprires esta "regra" tens uma noção de quanto tempo vais demorar a realizar todas as tarefas e também de quanto tempo de lazer terás. Para te ajudar nesta tarefa, disponibilizo uma pequena tabela onde poderás fazer a tua checklist bastantante minimalista e marcar o tempo previsório para a realização de cada um dos tópicos.


Baixa-a aqui.


5. Faz uma tarefa de cada vez e não saltes nenhuma.

Este era um erro que eu cometia muito e que ainda estou na luta para o melhorar. Não saltes para uma tarefa sem teres acabado a anterior porque ao fazeres as duas ao mesmo tempo, o mais provável é que deixes as duas a meio e assim tens o dobro dos problemas.


6. Faz pequenas pausas entre cada tópico da tua checklist.

É importante repormos as nossas energias entre cada tarefa pois o cansaço não permite que as executemos da melhor forma possível. Para isso, um método bastante eficaz é o do pomodoro. Faz algumas pesquisas se tens curiosidade mas em breve irei também abordar este tema aqui no blog.


As tuas pausas devem:

  • Servir para tu descansares e não para esforçares o teu cérebro por isso evita mexeres no teu telemóvel.

  • Ser curtas mas permitir que repouses e que tenhas vontade de passar ao próximo ponto da tua checklist (recomendo fazeres pausas de 5 a 10 minutos).

  • Servir também para tu refletires sobre o que podias ter feito melhor na realização da tarefa que acabaste de cumprir, melhorando na próxima etapa.


7. Recompensa-te sempre que cumprires uma tarefa.

É muito importante o teu cérebro receber uma recompensa pelo esforço que fez. Para além disso, isto dar-te-á uma motivação adicional para cumprires todas as tuas tarefas. Somos como os cães, quando aprendemos a fazer um truque, recebemos um biscoito! ;)


8. Sê positivo.

Este é um dos pontos mais importantes. Desde o início dos tempos que os sábios já diziam que tudo o que conseguimos ou não conseguimos alcançar é resultado direto daquilo em que pensamos.


Lembra-te: Só depois de mudares o teu pensamento e consequentes atitudes é que consegues alcançar os teus objetivos. Tudo depende inteiramente de ti!


8. Não te rebaixes se não conseguires cumprir tudo. Ninguém é perfeito.

Apesar de parecer que muitos nascem com sorte ou com o dom de gerirem bem o seu tempo e de serem todos os dias produtivos, não é verdade. São raras as pessoas que nascem ensinadas. Tudo o que elas conseguem é fruto de muito trabalho e esforço.


Errar é humano.


Por hoje é tudo! Espero que estas dicas te tenham sido úteis! Conta-me como correu ao exprimentá-las, contactando-me (criativacompinta@gmail.com). Vou adorar receber as tuas dúvidas e sugestões!


Até à próxima!

Comments


bottom of page