top of page

O meu método de estudos em 2017-18

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 13 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura
Olá! Achei que pudesses ter curiosidade em saberes mais sobre mim e por isso esta sexta trago-te um post sobre como foi o meu método de estudos neste ano letivo. Acho que seria muito interessante compará-lo com o do próximo ano.

Antes demais, queria referir que como já disse aquilo que funciona para mim não tem de ser aquilo que funciona para vocês... Mas acho que ao exprimentarem coisas diferentes podem chegar à melhor forma de estudarem e assim tirarem os resultados que pretendem... Para tal, vou responder a quatro perguntas fundamentais. Desafio-te a respondê-las tu também para perceberes em que aspetos poderias melhorar...

1. O que é que fiz para me preparar no início do ano letivo?

No início do ano letivo, para além de preparar todo o meu material escolar, comprar alguns livros necessários e organizar o meu canto de estudos, criei um weekly planner destinado aos estudos, (consoante os meus horários escolares, as disciplinas que tinha em cada dia e deixando sempre espaço para algum tempo de lazer) com o objetivo de todos os dias revisar um pouco da matéria que tinha sido estudada ao longo do dia. Confesso que seguir este planejamento não foi tarefa fácil pois nas semanas em que tinha testes tinha de dar prioridade aos mesmos mas serviu de base para eu me organizar nas semanas em que estava mais "livre".


2. De que maneira colocava na cabeça aquilo que aprendia?

Como referi anteriormente, sempre que chegava a casa vinda das aulas, consoante o que tinha no supracitado plano de estudos fazia uma ficha-resumo (explico mais à frente do que se trata) da matéria dada nessa aula. Assim, estudava todos os conteúdos e não tinha nenhuma matéria em atraso. Isso possibilitava a minha melhor preparação para os testes.


O que é uma ficha-resumo?

Pretendo explicar mais detalhadamente como se faz e quais são os benefícios mas só para vos exclarecer é metade de uma folha A4 onde tento reduzir ao máximo a informação que me é dada no manual (normalmente é a partir daí que resumo a matéria). Seguem abaixo alguns exemplos que fotografei:








3. Como fazia para estudar para os testes/provas?

Quatro ou cinco dias antes do teste, pegava em todas as flashcards (explico em maior pormenor do que se trata noutro post), em todas as fichas-resumo, em todas as anotações da aula e também nos objetivos que tinham sido entregues pelos professores (a matéria que poderia sair na prova) e fazia um resumo digitalizado no OneNote (em breve explicarei como o fazia) com todos os conteúdos que iriam sair no teste.


Espero que tenham gostado de me conhecer melhor! :) Sigam o novo ig aqui do blog, é @criativacompinta! E não se esqueçam também de assinar o blog assim conceguem receber uma notificação sempre que eu postar algo (que é todas as sextas-feiras)!


Até à próxima!

Comments


bottom of page