A melhor forma de estudares de acordo com a tua personalidade | Dicas para estudantes #9
- Criativa com pinta
- 7 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2018
Estudantes com dificuldade em encontrar o seu método de estudos, este post é para vocês! No oitavo episódio desta série de dicas de estudantes, venho falar-vos do método de estudo que mais se adequa à tua personalidade.

Acho que todos queremos tirar boas notas, atingir os nossos objetivos. No entanto, para o conseguirmos, é preciso muito trabalho e dedicação. Neste post vou ajudar-te a descubrires qual o melhor método para ti. Muitas destas imagens foram tiradas de ideias do pinterest ou de posts na internet e são misturadas com a minha opinião pessoal. Nenhuma destas dicas deve ser tomada como um método eficaz e revoluvionário de tirares boas notas. Nada disto deve ser levado a sério.
1. O teste eneagrama descreve nove tipos de personalidade que são interconectadas e facilmente observáveis no dia a dia. É um modelo bastante utilizado em empresas para a seleção de pessoal:

Tipo 1: deve fazer os resumos mais completos e coloridos que conseguir, a melhor maneira de aprender será através de resumos perfeitos e cuidados.
Tipo 2: como adora ajudar, seria bom que o seu método de estudos fosse tranquilo e baseado em estudar com os amigos.
Tipo 3: deve estudar através de resumos ou de powerpoints já feitos e, enquanto estuda, deve ouvir música e estar o mais descontraído, o que não é muito difícil pois é uma pessoa confiante.
Tipo 4: a melhor maneira de estudares deve ser a ouvir (pode gravar um áudio e ouvi-lo mais tarde ou ver uma videoaula, aprende facilmente a visualizar.
Tipo 5: para desenvolver a sua capacidade de comunicação, era interessante que desse aulas sobre a matéria a "alunos imaginários". Nas aulas deve prestar a maior atenção e tirar muitos apontamentos.
Tipo 6: deve basear-se na informação que tem e escrever tudo pelas próprias palavras. Deve também realizar muitos exercícios.
Tipo 7: a melhor dica que dou é fazer um plano daquilo que vai estudar no dia e NÃO FAZER UMA TAREFA SEM REALIZAR A OUTRA. Não deve perder muito tempo em resumos mas sim a ler/ouvir o conteúdo.
Tipo 8: o melhor é tornares aquilo que leste nas tuas palavras e evitares estudar com amigos ou com resumos de outros.
Tipo 9: precisa de um plano de estudos pré-estabelecido ou vai deixar tudo para a última da hora. Recomendo que veja videoaulas e que faça mapas mentais, mas nada que o leve a esforçar-se muito porque ele próprio já tem capacidade para entender as coisas.
2. As tradicionais dicas são relacionadas com as tuas facilidades e aqui está o que normalmente é indicado e de que deves ter em conta e adaptar a ti:

3. A última coisa de que vou falar e que sinceramente é aquilo que mais utilizo e recomendo é u adaptares os vários métodos conoante as disciplinas e os teus gostos e aquilo que tens mais dificuldade.
Exemplo:
História: em história gosto de fazer resumos e escrever tudo em palavras minhas.
Ciências: gosto imenso de assistir videoaulas, já recomendei os melhores canais de aulas no instagram, @criativacompinta.
Gostaste destas dicas? Compartilha o post com os teus amigos e deixa a tua opinião nos comentários.

Até à próxima!
Comments