Como acabar com a matéria acumulada | Dicas para estudantes #4
- Criativa com pinta
- 26 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Olá! Bem-vindos a um novo post aqui no blog, este é 4º episódio da série de regresso às aulas com 10 posts de dicas para os estudantes.

*ignorem o erro ortográfico presente em "acomulado" (devia de ser "acumulado")*
Já te deparas-te com a sensação de que os professores só dão matéria e tu não consegues acompanhar? Que chegas à hora do teste e é a primeira vez que olhas para a matéria? Hoje eu vou ajudar-vos a recuperarem a matéria acumulada, mas antes de começar a dar as dicas, gostaria de referir que isso nunca deveria ter acontecido então para saberes mais pormenores e dicas sobre como podem aprefeiçoar os vossos métodos de estudos, consultem o post onde vos dei dicas para fazerem um bom resumo, bem como vos apresentei o meu método. Clica aqui.
Mas, basicamente, para não deixares a matéria acumular, é muito importante tu defenires o que vais estudar em cada dia. O que eu costumo fazer e recomendo é usares uma tabela, como a que se segue, que é disponibilizada gratuitamente pela loja Meu Caderno de Disco.

Assim, nunca perderás de vista o conteúdo e estudarás um pouco todos os dias, para que no dia do teste fique mais fácil.
No entanto, se o erro já estiver cometido:
1. Anota todos os assuntos que tens em atraso, separando-os por disciplina.
Assim já dá para perceberes exatamente o que tens para fazer. Para além de não te esqueceres de nada, percebes o que tens em atraso e organizas as tuas ideias.
2. Seleciona os assuntos com maior prioridade.
É verdade. Tens de pôr na cabeça que nem sempre vai dar para estudares TODO o conteúdo quando já estás em cima da hora. O melhor a fazer é selecionares aquilo que realmente é prioritário para não perderes mais tempo.
3. No teu horário de estudo, já deves ter uma hora específica para colocares a matéria em dia mas, se não tens, separa cada conteúdo que tens de estudar por dia e depois dá-te uma recompensa por tê-lo realizado.
Eu vou dar um pequeno exemplo abaixo pois acho que é mais fácil de entender:

Supondo que tens teste de ciências dia 31 de outubro e tens até lá para estudar, sendo que ainda não estudaste nada e tens imensa matéria acumulada. Regista tal como eu fiz (um exemplo de matéria inventado), concentrando-te no mais prioritário. Não te esqueças que tens de pôr a matéria em dia, sem nunca te esqueceres que vai ter de continuar a estudar as aulas que entretanto vais tendo (e não vais estudar só ciências por isso é bom que faças o dia render, podes consultar alguns posts aqui do blog que fiz sobre produtividade e saber o que eu faço para que os dias rendam mais).
No dia do teste, dá uma leitura em todos os resumos que fizeste.
Gostaste das dicas? Subscreve o blog e recebe uma notificação sempre que postar um novo post, para seres o primeiro a sabê-las! Segue-me também no instagram, criativacompinta, onde posto frases motivacionais, fotos de resumos (diariamente, nos stories e todos os sábados, no feed) e dou imensas dicas (todas as terças tem post novo e alguns exemplos são: sites onde podes imprimir fichas de trabalho, dicas para criares o teu horário de estudo, studygrams que me inspiram (este último ainda está por postar).

Até à próxima!
Comments