top of page

Método de estudos + como faço os meus resumos | Dicas para estudantes #2

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 5 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Olá estudantes! Sejam bem-vindos a mais um episódio desta série de dicas para estudantes especial volta às aulas (teremos 10 episódios com dicas ao longo deste 1º Período)! No post de hoje venho falar-vos um pouco do meu método de estudos e explicar como faço os meus resumos (lembrando que nem todas as maneiras funcionarão para ti).

Antes de começar, queria só referir que este método de estudos que vos vou falar são apenas para as disciplinas que não tenho exame pois para as disciplinas a que tenho exame vou falar-vos mais para a frente qual será o meu método.


E, queria ainda acrescentar que tenho uma espécie de grelha onde registo e vou controlando os assuntos estudados (se quiserem obter mais informações poderão consultar o meu intagram, que será referido várias vezes ao longo do artigo). Podem obter um parecido em emmastudies.com ou no site do Meu Caderno de Disco, https://meucadernodedisco.com.br/ (pois o pdf é gratuito).


1. Resumo "diário"

Faço este tipo de resumos quando chego a casa depois de dar o conteúdo, resumindo tudo o que dei no dia numa folha A4. Uma dica para resumirem tudo é basiarem-se nos subtítulos e escreverem tudo o que sabem sobre os mesmos, como se estivessem a responder a uma pergunta sobre isso no teste.


No geral, o título do meu resumo é feito com uma caneta da cor da matéria (visto que associo cada matéria a uma cor, ou seja, utilizo color code) e os subtítulos são a preto (bem como o corpo do texto). Neste caso, utilizei uma caneta de ponta fina para realçar algumas palavras importantes mas também costumo utilizar um marcador para sublinhar os pontos que quero destacar. Divido também a folha ao meio para que ocupe mais texto na folha e porque acho que fica mais bonito visualmente (mais para a frente irei fazer um post onde explico como podem tornar as vossas anotações mais cativantes).

Exemplo de um resumo diário: revisão da matéria de história sobre revoluções liberais.

Para saberem quais as canetas que costumo usar nos resumos, que caderno é esse onde os faço ou como faço a letra que vêm no título, consultem o meu instagram (criativacompinta).


2. Ficha-resumo / Flashcard

Este método é algo sobre o qual já falei quando expliquei como funcionava o meu método do ano passado (para acederes ao post, clica aqui). Este ano, faço uma ficha-resumo uma semana depois de ter realizado o meu resumo diário, ou seja, uma semana depois de ter dado o conteúdo o que é uma forma de revisar a matéria. Para mim, isto funciona pois só quando escrevo várias vezes o assunto é que o fixo.


Para fazer as fichas-resumo costumo fazer com a mesma estética com que faço os meus resumos "normais" com a diferença que a ficha-resumo é, na verdade, metade de uma folha onde faço os meus resumos.



As fichas-resumo são ERRADAMENTE chamadas de flashcards (até eu cometo esse erro). Também faço flashcards mas normalmente para disciplinas como inglês e francês quando quero treinar vocabulário (como mostra o exemplo abaixo). Basicamente, numa flashcard devem fazer uma pergunta na parte da frente com a resposta na parte de trás e, quando forem revisar o assunto devem fazer-vos essa pergunta e confirmarem as resposta virando a folha. O tamanho da mesma fica ao vosso critério.




Dica de app para criarem as vossas flashcards (e jogarem com as criadas por outros utilizadores): Quizlet, disponível para dispositivos Android e IOS (versões gratuitas).


3. Resumo digital

Normalmente, faço os resumos digitais como forma específica de estudar para os testes. Basicamente, reúno toda a matéria (todas as fichas e todos os resumos) e escrevo todo o capítulo que irá sair nos testes. Em vez de usar o Word, gosto de usar o OneNote pois ele grava os resumos sozinho e nele podemos criar pastas para organizar os resumos por ano e disciplina. A versão que utilizo é o Microsoft OneNote 2010. Isso é opção de cada um, mas depois gosto de imprimir os resumos para fazer algumas anotações e depois guardo tudo num dossier.


Se quiserem um tutorial passo-a-passo sobre como trabalhar com o OneNote, comentem aí em baixo que eu trago um post à parte.


Como sei que será uma pergunta que me irão fazer, baixo as minhas fontes do site dafont.com/pt/ e a fonte que usei no título de resumo que se segue foi a Shorelines Script Bold.

Printscreen tirado por mim. Exemplo de como organizo o meu OneNote e de como faço os meus resumos.

Para saberem mais sobre o OneNote clicar aqui.


4. Mapa Mental

Faço mapas mentais no próprio dia em que vou ter o teste pois ajuda-me a perceber se entendi ou não a matéria. Num mapa mental, normalmente coloco o título no meio (da cor da matéria) e vou puxando setas e continuando a desenvolver os subtópicos.


Como devem calcular ainda não realizei nenhum mas fiz um básico só para exemplificar:


Gostaram? Se sim consultem o meu instagram (criativacompinta) pois a partir de agora posto no feed fotos dos meus resumos! E para além disso dou várias dicas diárias nos stories.


Até à próxima!

Comments


bottom of page