top of page

Dicas para ires bem em todos os testes | Dicas para estudantes #5

  • Foto do escritor: Criativa com pinta
    Criativa com pinta
  • 2 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de dez. de 2018


Olá a todos! Sejam bem vindos a mais post aqui da blog onde vos venho dar algumas dicas para teres uma boa nota em todos os teus testes! Este é mais um post da série Dicas Para Estudantes, onde publicarei 10 posts com várias dicas diversas neste 1º período de regresso às aulas!

Antes do teste

Para te ajudar neste tópico recomendo primeiro que leias o post que fiz a explicar qual seria o meu método para este ano, pois acho que poderia ser uma ótima ajuda. Clica aqui para acederes. Brevemente também irei colocar um post, no seguimento desta série, sobre como estudo para matemática e todas essas disciplinas com pouca teoria mas que necessitam de muita prática. Acredito que também te poderá ajudar.


MUITO IMPORTANTE: Mesmo antes do teste não te "mates" a dar aquela revisão final visto que o teu cérebro precisa de relaxar o mais possível para o que vem a seguir. Se o começas a esforçar muito, quando chegares ao teste já estarás cansado(a) por isso fala um pouco com os teus colegas (não sobre o teste, claro) e aproveita para não pensares nisso para não fazeres o teste sob stress.


Durante o teste

Tenta sempre manter a calma pois sobre stress é muito mais difícil fazeres as coisas. Aqui vão algumas dicas que podes utilizar durante o teste e que com certeza te irão ajudar.

1. Dar uma olhadela em todo o teste

Caso os teus professores não façam este "trabalho" contigo, deves ler primeiro todo o teste, com calma, para saberes o que te espera. Isto ajudará muito naquelas perguntas em que erramos porque não lemos bem a pergunta.


Deves ver as perguntas e começar a pensar nas respostas, fazendo já uma triagem das que são difíceis e das que são fáceis.


2. Começar pelo mais difícil

Como o teu cérebro, no início, ainda não está muito cansado deves começar pelas mais difíceis pois são as que te irão levar mais tempo e gastar mais energia. As mais fáceis deixa para o final pois são quase imediatas para ti e serão boas para quando estiveres mais cansado.


3. Se não conseguires fazer uma pergunta, passa para a seguinte

Sei que é um cliché e que todos dizem isso mas realmente é muito importante pois acredita que no final será mais fácil lembrares-te da resposta, o cérebro recusa-se a deixar de pensar por completo na pergunta e em determinado momento vais lembrar-te de certeza.


4. Em vez de revisares no final, revisa a cada 5 a 10 perguntas

Sei que normalmente os professores dizem que o melhor é revisares o teste quando acabares mas a verdade é que no final, depois de cansada e baralhada podes já não ter tempo e psicologicamente podes não ter paciência para revisar. O melhor é ires revisando com calma para o teu cérebro assimilar o que vai lendo. Podes escolher fazê-lo de 10 em 10 perguntas (se o teu teste for muito grande) ou de grupo em grupo (normalmente é assim que o teste se encontra dividido).


5. Se estiveres cansado(a), faz uma pausa

Muitas vezes, ao olharmos para o mesmo sítio durante muito tempo ficamos com a vista cansada e com dores de cabeça. Pois eu recomendo, para não esforçares muito a vista, aplicar a técnica do 20-20-20. Esta consiste em que a cada 20 minutos, deves olhar por 20 segundos para longe, para uma coisa que esteja a 20 metros. Esta técnica foi inventada pela Débora Aladim, clica aqui para acederes ao canal de youtube dela onde fala sobre estudos, dá dicas para escreveres composições e faz videoaulas de História (este ano vi imensas dela, principalmente sobre as revoluções e a 1ªGuerra Mundial).


6. (esta só para se te sobrar tempo) Verifica quais as perguntas que tens a certeza que estão certas, estás na dúvida, ou que não sabes mesmo

Quando tenho tempo, faço uma revisão final e gosto de marcar as perguntas que tenho a certeza e contá-las, para perceber se afinal estava ou não bem preparada para o teste. Para além disso penso mais um bocadinho nas perguntas que estou em dúvida da resposta e às vezes apercebo-me de muitos erros.


Depois do teste

Sei que é difícil mas depois de fazeres o teste fala o menos possível sobre o teste porque a tua cabeça ficará confusa e provavelmente começarás a pensar que erraste muita coisa. E, quando chegares a casa, descansa o máximo possível, para repores as tuas energias.


Quando receberes o teste e a nota, coloca-a numa folha em branco, na tua agenda ou num caderno porque no final do ano terás as notas que tiveste a todas as disciplinas e poderás calcular a média, bem como veres o teu progresso.


Aproveita este teste para perceberes o que erraste e melhorares. Leva a tua nota como um simples passo para chegares ao teu objetivo final e não como algo definitivo.



Estas dicas foram úteis? Espero que as apliques no teu próximo teste e depois diz-me como correu! Podes mandar um direct para @criativacompinta! Lá, pelo meu studygram, eu dou inúmeras dicas e posto muitas fotos de resumos!


Até à próxima!

Comments


bottom of page