Métodos de organização: planner, agenda, bujo...e o que eu utilizo
- Criativa com pinta
- 12 de nov. de 2018
- 4 min de leitura
Olá a todos! Este é mais um post no blog e hoje venho falar-vos sobre alguns métodos de organização (que como já referi é muito importante) e responder a algumas dúvidas como: O que é um Bullet Journal? Como começo? Quais as diferenças entre um planner e uma agenda? Quais são as vantagens de cada um? E as desvantagens? Qual o mais barato? Qual é o que tu recomendas? Então, vamos lá!

Antes de mais gostaria só de referir que não consegui postar na sexta feira porque estive o fim-de-semana fora, obrigada pela compreensão. :)
Planner
A definição de planner acaba por ser "uma meta sem um plano é apenas um desejo". Isto porque o planner serve para te ajudar a chegares à tua meta. Sendo assim, a agenda é para te lembrares do que precisas de fazer no teu dia, mês, ano.
Assim, as principais diferenças entre este e uma agenda são:
- A maioria dos planners, normalmente, não são datados;
- São também maiores que as agendas e possuem mais finalidades;
- São mais pormenorizados (separando o dia, por exemplo, por manhã, tarde e noite).

Vantagens: como não é datado, dá-te a liberdade de poderes usá-lo quando quiseres e ficar semanas ou meses sem o utilizar, personalizando-o como bem entenderes. Dá para te organizares e planeares melhor do que numa agenda, pela sua versatilidade.
Agenda
Acho que toda a gente sabe do que se trata, sendo que nada mais é do que um modelo pronto para organizares os teus dias.
Recomendo as agendas Mr.Wonderful, porque são lindas e muito funcionais. Já tenho no meu instagram um post dedicado a mostrar TODA a minha agenda da Mr.Wonderful (onde comprei, quanto custou, o que é que tem com fotos, como eu a organizo...). Clica aqui para acessares.

Vantagens: quando a compras/recebes já está pronta a ser usada e podes logo começar a planear-te.
Desvantagens: é, normalmente, destes todos, o mais caro. Dependendo do que contém e do formato pode custar até 20€.
Bullet Journal (Bujo)
Quando comecei a interessar-me por organização e produtividade nos estudos, descobri o mundo dos bujos! Estes, basicamente, são uma forma de tu criares a tua própria agenda, com desenhos, frases motivacionais e uma organização ao teu gosto!
Vantagens: podes persenalizá-lo e motá-lo à tua maneira e gosto, adicionando vários templates como um habbit tracker, month goals... Para além disso, se escolheres um caderno baratinho, é muito mais barato do que comprares uma agenda ou um planner.
Desvantagens: todas as semanas (ou dias, depende) tens de fazer o novo template, o que te ocupa algum tempo, pois o caderno que compras vem em branco.
Dicas para quem quer começar:
1. Recomendo bastante que procures inspirações, uma das que podes seguir é o canal de youtube da Aline Albino, para mim, é dos melhores da área.
2. Antes de passares a tua ideia para o caderno final, desenha numa folha e vê como vai ficando. Treina muitas vezes.
3. Estabelece um dia da semana (por exemplo, o domingo) para fazeres o setup da semana seguinte (no caso de quereres vista semanal).
4. Dá um tema a cada mês no início do ano. Vou dar um exemplo:
Janeiro: neve
Fevereiro: amor
Março: Espaço
Abril: Páscoa
Maio: poemas
Junho: catos
Julho: mar
Agosto: verão
Setembro: flores
Outubro: outono
Novembro: floresta
Dezembro: Natal
5. Foca-te no que sabes fazer melhor. Por exemplo: se tiveres uma boa caligrafia, trabalha nisso e não faças muitos desenhos se não és boa (ou bom) a desenhar.
6. Os templates que deves pôr devem estar relacionados com aquilo que mais fazes. Se te dedicas mais à escola podes fazer um study tracker, por exemplo, mas se gostas de ler livros ou ver filmes faz uma checklist com todos os que gostavas de ler/ver nesse mês.
Algumas ideias do Pinterest:



Calendários "soltos"
Este é para aquele tipo de pessoas que se organiza com calendários mensais e planners diários impressos. Um dos melhores blogs se queres pdf's de calendários é o emmastudies.
Alguns exemplos:


Vantagens: é gratuito pois a maioria dos materiais estão disponibilizados na internet sem qualquer custo (apenas o da impressão).
Desvantagens: como estão "soltos" é mais difícil de carregar e manteres tudo organizado. A não ser que arranjes um dossier (o que vai dar mais ou menos um planner) vai ser difícil teres os calendários sempre à mão.
Qual é que eu utilizo?
Como já referi a cima, eu utilizo agenda. Sempre gostei mais. Como sempre tive o bichinho da organização mas nem sempre consigo ser organizada tenho de optar pelo que é mais prático. Ainda tentei fazer um bullet journal mas houve uma altura que não tinha tempo e limitava-me a escrever o número do dia e aquilo que tinha a fazer... Admiro quem tem paciência para fazer bujos!
Sei que em termos de vantagens e desvantagens e mesmo em termos de estética, o planner é uma das melhores opções mas o mercado de planners em Portugal não facilita e, sinceramente, não há muitos de que gosto.
Gostaste desta ajuda para escolheres o teu método em 2019? Subscreve o blog para não perderes pitada e conquista os teus sonhos, com uma pequenina organização!

Até à próxima!
Comments